Um Convite ao Interior para explorar o Algarve de baixa densidade

“Convite ao Interior” é o nosso novo Programa Cultural, que reune diversas propostas até ao final do ano para (re)descobrir e experimentar os territórios de interior e baixa densidade do Concelho de Loulé.

Começa com propostas de atividades na freguesia de Querença a 1ª edição do programa cultural Convite ao Interior.

O Convite ao Interior é o programa cultural da Cooperativa QRER para o interior do Algarve e terá uma periodicidade anual. Nesta primeira edição apresenta atividades nas freguesias do Concelho de Loulé, mas nas próximas edições deverá estender-se a outros concelhos do interior e abranger todos os meses do ano.

Esta iniciativa tem como objetivo dinamizar os territórios de baixa densidade do interior do Algarve através de ações culturais, que convidam à reflexão sobre o papel do interior, os seus recursos e potencial inerente, quer para usufruto quer para a criação de oportunidades de negócio.


Em Julho e Agosto propomos percursos interpretativos e oficinas criativas e de artes expressivas, vinculadas ao património natural e cultural do barrocal algarvio.

Nos meses seguintes está programado um conjunto de atividades diversificadas, desde oficinas de cocriação artística, de teatro na natureza para famílias e outras artes expressivas, a atividades de interpretação patrimonial, passando por conversas e workshops no âmbito da arquitetura tradicional, sustentabilidade e utilização de recursos naturais ou a criação de miniflorestas urbanas e outras experiências gastronómicas.

No total, são 15 atividades a decorrer até Dezembro, em Querença, Tôr, Alte e Ameixial.

 

Parcerias Locais e Apoio Comunitário

O Convite ao Interior conta com a coorganização e parceria de cooperadores da QRER, como a Proactivetur, gestora do Projecto TASA, mas também de empresas apoiadas pela QRIAR-Incubadora Criativa do Algarve, com atividade no interior da região: Laivos, Rêverie e Picada Cultural.

Nas diferentes atividades são igualmente envolvidos membros da comunidade local e outros colaboradores ou especialistas de várias áreas, garantindo uma oferta cultural diversificada e abrangente.

 

Esta primeira edição beneficia do programa de apoio ao associativismo do Município de Loulé, e conta também com o apoio do Aspirante a Geoparque Algarvensis e da União de Freguesias de Querença, Tôr e Benafim.

Anterior
Anterior

Lançámos um novo website para o Algarve Walking Season

Próximo
Próximo

Em Abril voltámos a encher o Ameixial com centenas de caminhantes