Horário - 22 Fevereiro, 9.30 – 16.30
Co-organizador - João Ministro, Proactivetur / Projeto TASA
Convidados especialistas: Miguel Reimão Costa (Arquiteto e Docente da UAlg) Mestre Álvaro (especialista em construção de muros com pedra seca), Mestre Valter (especialista em construção de muros com pedra seca)
Limite de Participantes - 6 a 20
10€ - Valor de Inscrição
Almoço - Opcional, no valor de 15€, sujeito a reserva no ato de inscrição.
Ponto de Encontro - Largo da Igreja de, Querença
Nota - Será realizado um percurso de carro entre vários montes do barroca e da serra, que termina em Salir.
Inscrições até 18 de Fevereiro
Nesta atividade vamos partir ao encontro da Serra do Caldeirão e de algumas das suas povoação abandonadas, ou semi-abandonadas, onde na companhia de um especialista e investigador em arquitetura tradicional, teremos oportunidade de conhecer as técnicas de construção deste território, assim como a componente histórico-cultural destas artes ancestrais.
Vamos visitar alguns povoados antigos da serra, contemplar a bela paisagem que os rodeia e conversar sobre os modos de construção usadas no passado, a sua pertinência no presente e as perspectivas para o futuro.
O almoço (opcional) será um prato tradicional serrano, degustado num dos montes visitados.
Na parte da tarde iremos ao encontro de dois mestres especialistas na construção de muros de pedra seca. Outrora um oficio popular, hoje é raro encontrar quem o consiga fazer, ainda menos com a qualidade destes dois mestres. Iremos conhecer o seu trabalho e conversar sobre a técnica e suas particularidades.
PROGRAMA:
09h30 - Recepção dos participantes no Largo da Igreja de Querença. Introdução ao programa.
Partida para o percurso realizado de carro, para visita a vários montes característicos do barroca e serra do Algarve.
13h00 - Almoço
14h30 - Salir
Conversa com um dois mestres de construção tradicional, especialistas na construção de muros em pedra seca, durante a qual teremos oportunidade de apreciar o trabalho destes construtores.
16h30 - Encerramento